VAGAS:
Limitadas
DATA/HORÁRIO:
06, 13, 20 e 27/11 e 04/12, 15h às 17h
LOCAL:
Sala Virtual de Cursos
PÚBLICO ALVO:
Livre
VALOR:
GRATUITO
Panorama das diretoras pioneiras do cinema brasileiro, com foco no cinema clássico. Serão abordadas as trajetórias e trabalhos de nomes como Cleo de Verberena, Carmen Santos e Gilda de Abreu.
06/11 - Introdução às pioneiras
Panorama das diretoras pioneiras no Brasil. São abordadas as trajetórias de nomes como Cleo de Verberena, Carmen Santos e Gilda de Abreu.
13/11 - Cinema brasileiro moderno
Helena Solberg foi a única diretora do Cinema Novo. Com A Entrevista (1966), ela inaugurou uma filmografia que percorreu abordagens em torno da mulher.
20/11 - Cinema de resistência
Sob a censura e o olhar patriarcal da Ditadura Militar (1964-1985), Ana Carolina e Tereza Trautman pautaram seus trabalhos na condição feminina, subvertendo valores, experimentando construções estéticas incômodas, alegorias como estratégia, e liberando corpos e desejos.
27/11 - Identidade e (re)existência
Amor Maldito (1984) não só é o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra no país, Adélia Sampaio, mas teria também inaugurado a temática lésbica no cinema brasileiro.
04/12 - Novo cinema brasileiro
Com a retomada do cinema brasileiro nos anos 90, emergiram nomes como Anna Muylaert, Tata Amaral, Laís Bodanzky e Carla Camurati. A regionalidade passou a ser mais uma variável, tendo Pernambuco como foco, nos trabalhos de Adelina Pontual e Renata Pinheiro. No que toca a produção documental, o viés biográfico e a revisita da memória encontraram na atuação de Sandra Kogut e Petra Costa.
Joyce Pais é jornalista (Universidade Presbiteriana Mackenzie), pós-graduada em Mídias Digitais (Centro Universitário SENAC) e criadora do portal Cinemascope. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo e Museu da Pessoa, é professora da Academia Internacional de Cinema - SP, membro da ABRACCINE (Associação Brasileiras de Críticos de CInema) e do Coletivo Elviras - Mulheres Críticas de Cinema. Já ministrou aulas na Casa Guilherme de Almeida, Casas das Rosas e Instituto de Cinema (INC). A convite do Canal Brasil integrou júris em festivais pelo país como o CineramaBC, Mix Brasil, É Tudo Verdade e Kinoforum. Curadora da mostra competitiva de curta-metragem do 52° Festival de Brasília. Diretora e roteirista do documentário em pós-produção, Iracunda, que discute o cinema brasileiro sob o olhar de mulheres que fazem parte dele.