VAGAS:
Limitadas
DATA/HORÁRIO:
02, 09, 16, 23 e 30 de julho, 15h às 17h
LOCAL:
Sala Virtual de Cursos
PÚBLICO ALVO:
Livre
VALOR:
GRATUITO
Composto por quatro aulas teóricas e uma aula-debate sobre filmes seminais – Os Sete Samurais (1957), de Akira Kurosawa, Harakiri (1962), de Masaki Kobayashi, A Espada da Maldição (1963), de Kihachi Okamoto, e Tirania (1964), de Hideo Goshi, o curso Do Jidaigeki ao Chambara: o filme de samurai propõe um panorama crítico-histórico de um dos gêneros fundamentais do cinema japonês: o filme de samurai, de suas raízes nas tradições teatrais japonesas, no jidaigeki (drama de época), no cinema silencioso e na era de Ouro do cinema japonês nos anos 1950 até sua evolução para o chambara no início dos anos 1960, com análise das principais obras dos grandes mestres do gênero, como Akira Kurosawa, Masaki Kobayashi, Hideo Gosha, Eiichi Kudo e Kenji Misumi, e considerações sobre astros como Toshiro Mifune, Tatsuya Nakadai, Kinnosuke Nakamura, Raizo Ichikawa e Shintaro Katsu.
Aula 1: Panorama histórico-social-cultural do Japão Feudal, o Bushido e a representação pictórica e teatral
da figura do samurai, além do uso político desta ao longo do século XX.
Aula 2: O período silencioso e o filme de samurai nos anos 1940/1950 – Mizoguchi, Inagaki e Kurosawa
Aula 3: Yojimbo/Sanjuro e a ascensão do chambara nos anos 1960, o jidaigeki cruel e o contexto político
da época: Kurosawa, Kobayashi, Kudo, Imai, Gosha, Okamoto
Aula 4: Decadência e transformações do filme de samurai dos anos 1970 até a atualidade: Misumi,
Yamada, Miike
Aula 5 – Debate sobre Os Sete Samurais, Harakiri, A Espada da Maldição e Tirania